Série:
Indicadores quantitativos da OCDE e o Brasil

dc.coverage.spatialBrasil
dc.coverage.temporal1990-2000
dc.date.accessioned2025-08-04T13:48:04Z
dc.date.available2025-08-04T13:48:04Z
dc.date.series2024
dc.descriptionNotas
dc.description.abstractA Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma instituição multilateral voltada à promoção de melhores práticas regulatórias e políticas econômicas. Assume-se algum grau de convergência de seus países membros ao que é considerado uma boa prática, bem como reformas que promovam tal convergência. O Brasil protocolou pedido de acessão à OCDE em 2017. As discussões sobre a acessão do país foram iniciadas em janeiro de 2022 pelo Conselho de Administração. Em junho do mesmo ano, foi formalmente entregue ao Governo brasileiro o Accession Roadmap, que estabelece os termos e condições para o processo de acessão do Brasil à Organização. Com o objetivo de apoiar o Brasil no processo de negociação no contexto de uma possível acessão à OCDE, o IPEA desenvolveu um amplo projeto, de análise detalhada dos indicadores quantitativos empregados pela Organização. O objetivo foi avaliar cada indicador, tendo em vista as características da economia e da sociedade brasileira. No processo de acessão do Brasil à OCDE o tópico de reformas estruturais é um dos mais amplos e multifacetados, na medida em que engloba discussões sobre diversos temas, como empresas e governança pública, política fiscal, regulação, instituições econômicas e intervenções do Estado na economia, ambiente de negócios, comércio internacional,investimento estrangeiro direto, entre outros.
dc.description.abstractalternativeA Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma instituição multilateral voltada à promoção de melhores práticas regulatórias e políticas econômicas. Assume-se algum grau de convergência de seus países membros ao que é considerado uma boa prática, bem como reformas que promovam tal convergência. O Brasil protocolou pedido de acessão à OCDE em 2017.
dc.identifier.citationBAUMANN, Renato (coord.). Indicadores quantitativos da OCDE e o Brasil: reformas estruturais e crescimento inclusivo. Rio de Janeiro: Ipea: CEPAL, 2024. v. 1. ISBN: 978-65-5635-078-3. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350783
dc.identifier.darkhttps://dx.dARK.org/00.00000/dx0000-port
dc.identifier.issn978-65-5635-078-3
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18275
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14405
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttps://repositorio.ipea.gov.br/handle
dc.subject.jelLaw and Economics
dc.subject.keywordOCDC
dc.subject.otherlanguagesOCDC
dc.subject.vcipeaPolítica Econômica
dc.titleIndicadores quantitativos da OCDE e o Brasil
dc.title.alternativeIndicadores quantitativos da OCDE e o Brasil
dc.typeSeries
dspace.entity.typeSeries

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Indicadores quantitativos da OCDE e o Brasil.jpg
Tamanho:
10.2 KB
Formato:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais