Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1001
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1795.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Aquisição de terras por estrangeiros no Brasil: uma avaliação jurídica e econômica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1795: Aquisição de terras por estrangeiros no Brasil: uma avaliação jurídica e econômica
Acquisition of land by foreigners in Brazil: an economic and legal assessment
Authors: Hage, Fábio Augusto Santana
Peixoto, Marcus
Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro
Abstract: O aumento dos preços agrícolas atingiu níveis alarmantes a partir de 2007, o que caracterizou o fenômeno da “agroinflação”. Com os preços dos alimentos em expansão e a expectativa de forte crescimento populacional para os próximos anos, a questão da aquisição de terras por estrangeiros no mundo vem chamando a atenção, especialmente em regiões africanas e latino-americanas. No Brasil, a aquisição de terras por estrangeiros cresceu desde 2008. Esse aumento levou a Advocacia Geral da União (AGU), em 2010, a reinterpretar a legislação até então vigente, no intuito de limitar o acesso de estrangeiros à propriedade fundiária nacional. O debate acerca da aquisição de terras por estrangeiros é controverso. Não há dúvida de que é preciso monitorar a inserção estrangeira na economia, o que pode ser feito via registro e atualização dos dados. Além disso, deve-se ter cautela com os investimentos de fundos soberanos de países com forte interesse na importação de produtos primários brasileiros. Todavia, é importante lembrar que o Estado pode regular o mercado mesmo com uma legislação mais flexível ao investimento estrangeiro.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Direito. Legislação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.