Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10052
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2563.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2563_sumex.pdf554.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Pesquisas sobre a aplicação judicial da Lei Maria da Penha : um levantamento bibliométrico e bibliográfico
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2563 : Pesquisas sobre a aplicação judicial da Lei Maria da Penha : um levantamento bibliométrico e bibliográfico
Authors: Stuker, Paola
Perrone, Tatiana Santos
Medeiros, Carolina Salazar L’Armée Queiroga de
Abstract: Este texto apresenta um estudo, de caráter bibliométrico e bibliográfico, sobre pesquisas referentes à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). O trabalho é produto de revisão de literatura que orientou o projeto de pesquisa O Poder Judiciário no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres (CNJ; IPEA, 2019). Mediante uma bibliometria que mapeou os anos de publicação, as áreas de conhecimento, a distribuição geográfica e as palavras-chave usadas, buscou-se suscitar o cenário de produção de conhecimentos acadêmicos sobre a aplicação da Lei Maria da Penha em uma margem de uma década (2007-2017). Com um recorte mais específico, devido ao delineamento temático do projeto de pesquisa, o estudo bibliográfico focou em pesquisas que investigaram a atuação do Poder Judiciário referentes a um período de cinco anos (2013-2017). A partir do estudo da bibliografia, se produziu uma descrição das evidências dos temas mais presentes nessas pesquisas: as práticas jurídicas na matéria; os debates em torno do punitivismo; o acesso à justiça e a autonomia das mulheres; e a articulação do Judiciário com a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Ao final, reflexões discutem algumas demandas às novas pesquisas e os alcances e limites ainda imperantes no tema.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Direito. Legislação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.