Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10440
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2624.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2624_sumex.pdf136.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Democracia digital : mapeamento de experiências em dados abertos, governo digital e ouvidorias públicas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2624 : Democracia digital : mapeamento de experiências em dados abertos, governo digital e ouvidorias públicas
Authors: Avelino, Daniel Pitangueira de
Pompeu, João Cláudio Basso
Fonseca, Igor Ferraz da
Abstract: Este texto para discussão mostra as principais iniciativas de governo aberto ativas no governo federal no ano de 2019, em uma tentativa de traçar as características do cenário brasileiro de uso da internet e promoção da transparência. Após uma discussão teórica sobre o tema da democracia digital e as suas principais subáreas, este estudo exploratório apresenta as iniciativas da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia (SGD/ME); da Ouvidoria-Geral da União (OGU); e da Diretoria de Transparência e Controle Social, da Controladoria-Geral da União (DTC/CGU). Para coletar as informações, foram realizadas entrevistas com dirigentes e técnicos responsáveis por esses temas, seguidas de consulta à documentação por eles mencionada. Em suas conclusões, o estudo aponta os papéis centrais desempenhados por estes órgãos no tema de governo aberto e apresenta algumas hipóteses preliminares a serem desenvolvidas em pesquisas futuras.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.