Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Caroline Nascimento-
dc.contributor.authorCastro, César Nunes de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T21:29:43Z-
dc.date.available2021-03-03T21:29:43Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10501-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma radiografia da educação rural em comparação ao meio urbano brasileiro com objetivo de amparar a discussão e formulação de políticas educacionais para o meio rural. Esse meio padeceu por muitos anos com a ausência de políticas específicas educacionais, em especial desde os anos 1960, quando ocorreu a modernização agrícola no campo. Apesar de algumas políticas implementadas ao longo dos anos, principalmente nos anos 2000, os diferenciais ainda são gritantes entre as duas realidades. Para a radiografia da educação no campo, utilizaram-se os dados mais recentes do censo escolar, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e censo demográfico. O trabalho inicia com uma discussão sobre desenvolvimento e políticas públicas educacionais no meio rural, seguida por um breve histórico da educação no campo brasileiro. As seções seguintes apresentam informações socioeconômicas da população rural, considerando renda e escolaridade, o perfil da educação básica brasileira e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco nos resultados do meio rural.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação no meio rural : diferenciais entre o rural e o urbanopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2632 : Educação no meio rural : diferenciais entre o rural e o urbanopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical64 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de Ensinopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Rurais::Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação no campopt_BR
ipea.description.objectiveApresentar uma radiografia da educação rural em comparação ao meio urbano brasileiro com objetivo de amparar a discussão e formulação de políticas educacionais para o meio rural.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2632pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe present work presents an analysis of rural education compared to the urban education to support the formulation of educational policies for the rural areas. This area suffered for many years with the absence of specific educational policies, especially since the 1960s, when agricultural modernization took place in the countryside. Despite some policies implemented over the years, mainly in the 2000s, the differentials are still striking between the two realities. For the analysis of education in the area, the most recent data from the School Census, National Household Sample Survey (PNAD) and Demographic Census were used. The work begins with a discussion on development and educational public policies in rural areas, followed by a brief history of education in the Brazilian field. The following sections present socioeconomic information on the rural population, considering income and education, the profile of Brazilian basic education and the results of the Basic Education Assessment System (Saeb), with a focus on rural results.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2632.pdf6.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2632_sumex.pdf125.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.