Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10501
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Caroline Nascimento | - |
dc.contributor.author | Castro, César Nunes de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T21:29:43Z | - |
dc.date.available | 2021-03-03T21:29:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10501 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma radiografia da educação rural em comparação ao meio urbano brasileiro com objetivo de amparar a discussão e formulação de políticas educacionais para o meio rural. Esse meio padeceu por muitos anos com a ausência de políticas específicas educacionais, em especial desde os anos 1960, quando ocorreu a modernização agrícola no campo. Apesar de algumas políticas implementadas ao longo dos anos, principalmente nos anos 2000, os diferenciais ainda são gritantes entre as duas realidades. Para a radiografia da educação no campo, utilizaram-se os dados mais recentes do censo escolar, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e censo demográfico. O trabalho inicia com uma discussão sobre desenvolvimento e políticas públicas educacionais no meio rural, seguida por um breve histórico da educação no campo brasileiro. As seções seguintes apresentam informações socioeconômicas da população rural, considerando renda e escolaridade, o perfil da educação básica brasileira e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco nos resultados do meio rural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação no meio rural : diferenciais entre o rural e o urbano | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2632 : Educação no meio rural : diferenciais entre o rural e o urbano | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 64 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de Ensino | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Rurais::Desenvolvimento Rural | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação no campo | pt_BR |
ipea.description.objective | Apresentar uma radiografia da educação rural em comparação ao meio urbano brasileiro com objetivo de amparar a discussão e formulação de políticas educacionais para o meio rural. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2632 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas; | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The present work presents an analysis of rural education compared to the urban education to support the formulation of educational policies for the rural areas. This area suffered for many years with the absence of specific educational policies, especially since the 1960s, when agricultural modernization took place in the countryside. Despite some policies implemented over the years, mainly in the 2000s, the differentials are still striking between the two realities. For the analysis of education in the area, the most recent data from the School Census, National Household Sample Survey (PNAD) and Demographic Census were used. The work begins with a discussion on development and educational public policies in rural areas, followed by a brief history of education in the Brazilian field. The following sections present socioeconomic information on the rural population, considering income and education, the profile of Brazilian basic education and the results of the Basic Education Assessment System (Saeb), with a focus on rural results. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2632.pdf | 6.29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
td_2632_sumex.pdf | 125.89 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.