Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10501
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2632.pdf | 6.29 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2632_sumex.pdf | 125.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação no meio rural : diferenciais entre o rural e o urbano |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2632 : Educação no meio rural : diferenciais entre o rural e o urbano |
Authors: | Pereira, Caroline Nascimento Castro, César Nunes de |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma radiografia da educação rural em comparação ao meio urbano brasileiro com objetivo de amparar a discussão e formulação de políticas educacionais para o meio rural. Esse meio padeceu por muitos anos com a ausência de políticas específicas educacionais, em especial desde os anos 1960, quando ocorreu a modernização agrícola no campo. Apesar de algumas políticas implementadas ao longo dos anos, principalmente nos anos 2000, os diferenciais ainda são gritantes entre as duas realidades. Para a radiografia da educação no campo, utilizaram-se os dados mais recentes do censo escolar, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e censo demográfico. O trabalho inicia com uma discussão sobre desenvolvimento e políticas públicas educacionais no meio rural, seguida por um breve histórico da educação no campo brasileiro. As seções seguintes apresentam informações socioeconômicas da população rural, considerando renda e escolaridade, o perfil da educação básica brasileira e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco nos resultados do meio rural. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.