Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10558
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2643.pdf3.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2643_sumex.pdf128.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Variações na renda real não captadas pelo PIB : decomposição em efeito termos de troca e efeito preços relativos entre comerciáveis e não comerciáveis – Brasil (1948-2018)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2643 : Variações na renda real não captadas pelo PIB : decomposição em efeito termos de troca e efeito preços relativos entre comerciáveis e não comerciáveis – Brasil (1948-2018)
Authors: Bastos, Estêvão Kopschitz Xavier
Araujo, Beatriz Cordeiro
Abstract: Os ganhos (ou perdas) reais de renda decorrentes de variações nos termos de troca e nos preços relativos entre bens comerciáveis e não comerciáveis, denominados “ganhos de comércio”, não são contabilizados na variação real do produto interno bruto (PIB). O agregado cuja variação computa esses ganhos é a renda interna bruta real (RIBR), cujo cálculo consta nas recomendações internacionais do System of National Accounts 2008 (SNA, 2008), mas não é realizado para o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (). Neste trabalho, é feita a extensão, aperfeiçoamento e atualização desse cálculo para o período 1948-2018, incluindo a separação entre os efeitos termos de troca e preços relativos, presente na literatura internacional, mas não constante do SNA 2008. A diferença entre RIBR e PIB real (PIBR) é relevante para países com grande abertura comercial e, mesmo para países menos abertos, em períodos de grandes variações nos termos de troca e preços relativos, como ocorre em alguns períodos para o Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.