Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10650
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2663.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2663_sumex.pdf | 122.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Ensino médio : contexto e reforma. Afinal, do que se trata? |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2663 : Ensino médio : contexto e reforma. Afinal, do que se trata? |
Authors: | Codes, Ana Luiza Machado de Fonseca, Sérgio Luiz Doscher da Araújo, Herton Ellery |
Abstract: | Este texto propõe-se a analisar a reforma do ensino médio no Brasil sob uma perspectiva específica: seu potencial de ir além da tradicional tarefa de capacitar o estudante para ingressar na universidade ou na carreira, passando a oferecer ao jovem uma formação mais ampla e equilibrada, de modo a prepará-lo para a entrada na vida adulta. Ao refletir acerca de suas propostas, conteúdos e viabilidade, este estudo examina a existência de potencialidades para a inserção de valores básicos e outros aspectos edificantes na vida do estudante. Constata-se que, de fato, isso acontece, e é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que traz essa possibilidade para o bojo da reforma. As apreciações feitas a respeito dessa política brasileira referenciam-se em pesquisas bibliográficas sobre modelos e tendências recentes no debate sobre ensino médio e em experiências internacionais. Ao fim do trabalho, são feitas algumas considerações e sugestões para ajudar a implantação exitosa de suas propostas. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.