Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1068
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1684.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ampliando as dimensões de indicadores compostos municipais: a inclusão da dinâmica econômica
Other Titles: Expanding the dimensions of city composite indicators: the inclusion of economic dynamics
Texto para Discussão (TD) 1684: Ampliando as dimensões de indicadores compostos municipais: a inclusão da dinâmica econômica
Authors: Cruz, Bruno de Oliveira
Oliveira, Carlos Wagner de Albuquerque
Castro, Paulo Furtado de
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Abstract: Este trabalho tem por objetivo construir indicadores que possam auxiliar os agentes econômicos sobre a situação de cada município em termos de características de desenvolvimento humano, econômico, fiscal e bancário e de dinamismo. A partir desses indicadores, busca-se criar tipologias de municípios homogêneos em termos de características socioeconômicas. O trabalho apresenta também a discussão sobre a regularidade empírica da distribuição do tamanho das cidades, denotada na literatura pela Lei de Zipf, com algumas evidências empíricas para o caso brasileiro. É feita também uma breve exposição sobre a construção de índices compostos, cujo objetivo é apresentar e justificar o uso da técnica estatística de componentes principais. Posteriormente, discute-se a construção dos indicadores, principal objeto do trabalho. Apresenta-se, então, a composição de um índice geral a partir de seis índices parciais, bem como a descrição de cada um destes e as variáveis que os denotam. Na sequência, realiaza-se uma comparação dos municípios por dimensão do indicador. Por fim, apresentam-se algumas conclusões do trabalho.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.