Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10890
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2703.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2703_sumex.pdf172.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_BPC_em_disputa_Publicacao_Preliminar.pdf802.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: BPC em disputa : como alterações regulatórias recentes se refletem no acesso ao benefício
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2703 : BPC em disputa : como alterações regulatórias recentes se refletem no acesso ao benefício
Authors: Paiva, Andrea Barreto de
Pinheiro, Marina Brito
Abstract: Este estudo realiza um levantamento de alterações recentes no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e discute seus avanços e limitações na garantia e promoção de direitos. Além de analisar brevemente a trajetória das alterações dos critérios de acesso ao BPC entre 1996 e 2016, o trabalho se debruça sobre iniciativas de modernização da gestão do BPC como a obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), a implementação do INSS Digital e novos procedimentos de revisão e atualização cadastral. Também se discute as mudanças decorrentes da Lei nº 13.982/2020, aprovada pelo Congresso Nacional no início da pandemia da covid-19, e novas medidas administrativas e regulatórias apresentadas pelo Executivo no contexto do enfrentamento da pandemia. Por fim, se aponta para a necessidade de um equilíbrio entre as estratégias de aprimoramento da política, aumento da eficiência estatal e a garantia da função precípua do BPC de oferecer proteção a um grupo populacional em situação de grande vulnerabilidade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.