Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10948
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2707.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2707_sumex.pdf120.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Trabalho precário e informalidade : desprecarizando suas relações conceituais e esquemas analíticos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2707 : Trabalho precário e informalidade : desprecarizando suas relações conceituais e esquemas analíticos
Authors: Nogueira, Mauro Oddo
Carvalho, Sandro Sacchet de
Abstract: A discussão sobre o trabalho precário e suas várias manifestações tem crescido de forma acelerada. Contudo, uma das dificuldades, e um dos problemas, em qualquer tentativa de acompanhar a discussão sobre o trabalho precário, é a falta de homogeneidade sobre o significado e a definição dessa categoria. Este texto busca fazer uma breve recuperação de sua gênese e de seu desenvolvimento inicial, em que já está presente uma grande amplitude conceitual. Além disso, busca-se estabelecer qual a necessidade de diferenciar o trabalho precário do trabalho informal em países com alta penetração desse tipo de trabalho, como o Brasil. Com o entendimento de que o país também sofre um processo de precarização do trabalho – um processo que muda as características da informalidade, conduzindo a que devamos levar em consideração, para o perfeito entendimento da realidade do mundo do trabalho no país, a categoria trabalho precário – propomos uma tipologia dessa forma laboral no Brasil, no intuito de balizar pesquisas empíricas futuras.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.