Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11054
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bepi_30_atracao_investimentos.pdf301.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Atração de investimento estrangeiro – mapeando melhores práticas de agências de promoção de investimentos
Authors: Rossi, Marta Cristiane Timóteo
Abstract: Atrair investimento direto externo (IDE) é uma parte importante da política de desenvolvimento econômico, e a maioria dos países do mundo vem estabelecendo agências nacionais de promoção de investimentos (international promotion agencies – IPAs) com o mandato de atrair IDE. Este artigo tem como objetivo destacar as melhores práticas na promoção de investimentos nacionais e subnacionais, a fim de aumentar sua capacidade de atrair e reter investimentos estrangeiros nos países. Uma lição que surge após a análise dessas experiências bem-sucedidas apresentadas é que as políticas de promoção de IDE devem ser complementadas por instrumentos que busquem melhorar as capacidades e os ativos locais e estimular vínculos diretos entre as multinacionais e as empresas nacionais.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10980
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.