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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11073
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bapi_31_acoes_afirmativas.pdf | 213.4 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Ações afirmativas em concursos para docentes de universidades públicas e a adoção de comissões de heteroidentificação |
Authors: | Venturini, Anna Carolina |
Abstract: | Busca expandir o foco comparativo das análises, incluindo a experiência de instituições estaduais entre as universidades públicas que estabeleceram cotas para negros(as) em concursos para seleção de docentes. Sob esse enfoque, a autora apresenta um balanço do panorama geral, identificando outros critérios observados para a ação afirmativa, além da reserva de vagas, como a pontuação diferenciada para cotistas negros(as), e informando que 83,3% das universidades que adotam as ações afirmativas para pessoas negras estabelecem a verificação da declaração racial por meio das comissões de heteroidentificação, o que envolve vários e importantes desafios, que vão da formação dos integrantes à garantia de legitimidade às decisões. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11039 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Artigos Gênero e Raça |
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