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Title: Ações afirmativas em concursos para docentes de universidades públicas e a adoção de comissões de heteroidentificação
Authors: Venturini, Anna Carolina
Abstract: Busca expandir o foco comparativo das análises, incluindo a experiência de instituições estaduais entre as universidades públicas que estabeleceram cotas para negros(as) em concursos para seleção de docentes. Sob esse enfoque, a autora apresenta um balanço do panorama geral, identificando outros critérios observados para a ação afirmativa, além da reserva de vagas, como a pontuação diferenciada para cotistas negros(as), e informando que 83,3% das universidades que adotam as ações afirmativas para pessoas negras estabelecem a verificação da declaração racial por meio das comissões de heteroidentificação, o que envolve vários e importantes desafios, que vão da formação dos integrantes à garantia de legitimidade às decisões.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11039
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos



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