Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11164
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alinhamento_entre_producao_cap05.pdf | 690.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Alinhamento entre produção científica e economia local : o caso do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais |
Authors: | Tomaz, Paulo Aparecido Fischer, Bruno Brandão |
Abstract: | Este capítulo tem como objetivo analisar os níveis de alinhamento entre a geração de conhecimento científico nas IES e a estrutura econômica local. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o qual se encontra em um contexto economicamente periférico e de reduzido dinamismo econômico. Tal proposta permite o entendimento de uma realidade distinta daquela predominantemente retratada na literatura sobre o tema (Perkmann et al., 2013), oferecendo uma nova visão sobre o papel das IES na dinâmica evolutiva de ecossistemas de inovação. As principais conclusões deste capítulo permitem demonstrar que o contexto geográfico e a localização da IES têm influência direta sobre os seus impactos na produção da inovação em diversos setores. Essa afirmativa está em consonância com os argumentos de Clarysse et al. (2014), ao afirmarem que fazer parte de um denso ecossistema de conhecimento é um elemento crucial na produção de inovação, principalmente quando se trata de setores intensivos em conhecimento. Neste contexto, ressalta-se o papel da IES como catalisadora da inovação tecnológica. Assim, é necessário o alinhamento entre os elementos do sistema no qual ocorre o fluxo de conhecimento e ideias, em que os modelos são transpostos de uma rede organizacional para outra (Wright et al., 2008). |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11150 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Capítulo de Livro |
Appears in Collections: | Educação: Capítulos de Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.