Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11321
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dp_265_sumex.pdf116.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
dp_265.pdf2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Brazilian maritime GDP, social, economic and environmental motivations for its measurement and monitoring
Other Titles: Discussion Paper 265: Brazilian maritime GDP, social, economic and environmental motivations for its measurement and monitoring
Authors: Andrade, Israel de Oliveira
Hillebrand, Giovanni Roriz Lyra
Santos, Thauan
Mont'Alverne, Tarin Cristino Frota
Carvalho, Andrea Bento
Abstract: A relação entre o mar e a economia confere a esse ambiente enorme importância estratégica. As formas de exploração econômica do mar são diversas e abrangem setores como energia, pesca, turismo, transporte, biotecnologia e construção naval. Para o Brasil, país com extenso litoral e amplo espaço marítimo, sua relevância mostra-se especialmente evidente. Faz-se fundamental, nesse contexto, a elaboração de políticas públicas voltadas para as atividades econômicas realizadas nas águas brasileiras. Para tanto, o levantamento dos números referentes a tais atividades é de fundamental importância para a correta compreensão de sua dimensão. Nesse sentido, o objetivo deste texto é apontar a importância de mensurar de maneira contínua e sistemática o produto interno bruto (PIB) do mar brasileiro, por intermédio de metodologia específica, bem como identificar as principais motivações para essa iniciativa. Baseando-se no método de inferência descritiva e na realização de levantamento bibliográfico, foi possível verificar a necessidade do uso de dados atualizados como apoio para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisão sobre o tema, bem como para a ampliação do debate com outros atores – a exemplo da academia, do setor privado e da sociedade civil.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11092
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.