Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11397
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2808_Web.pdf831.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2808_Sumex.pdf76.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_licenciamento_instrumento_publicacao_preliminar.pdf401.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Licenciamento como instrumento de regulação ambiental : desafios, propostas e perspectivas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2808 : O Licenciamento como instrumento de regulação ambiental : desafios, propostas e perspectivas
Authors: Seixas, Luiz Felipe Monteiro
Saccaro Júnior, Nilo Luiz
Abstract: Este trabalho propõe-se a examinar o atual panorama do licenciamento ambiental no Brasil, a partir de uma abordagem teórica (jurídica, econômica e regulatória) sobre o tema. Tendo em vista que as discussões em torno do procedimento de licenciamento ambiental continuam pautando o debate na esfera pública e privada (inclusive com projeto de lei em trâmite perante o Poder Legislativo Federal), o texto tem como escopo, primeiramente, descrever os principais marcos normativos relativos ao licenciamento, bem como os gargalos e problemas identificados pela literatura especializada; logo em seguida, serão apresentadas algumas discussões e propostas de aperfeiçoamento do instrumento de regulação ambiental, com o intuito de subsidiar o debate a partir de uma visão técnica e propositiva acerca da matéria. Dentre os principais argumentos e conclusões expostas no decorrer do texto, destaca-se a necessidade de reconhecer o licenciamento como um instrumento de regulação ambiental, apto a reduzir/corrigir externalidades negativas decorrentes de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores, mas, por esse mesmo motivo, detendo caráter instrumental, o que demanda adequado aperfeiçoamento e otimização do ponto de vista regulatório.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.