Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11434
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n61_sexo_ocupacao_e_a_prevalencia.pdf546.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Sexo, ocupação e a prevalência de sintomas depressivos na população brasileira : um estudo com base na Pesquisa Nacional de Saúde (2013)
Other Titles: Sex, occupation and the prevalence of depressive symptoms in the brazilian population : a study based on the National Health Survey (2013)
Sexo, ocupación y prevalencia de síntomas depresivos en la población brasileña : un estudio basado en la Pesquisa Nacional de Salud (2013)
Authors: Julião, Nayara Abreu
Guimarães, Raquel Rangel de Meireles
Abstract: O objetivo deste artigo é investigar a desigualdade entre homens e mulheres na ocorrência e na intensidade da depressão, e verificar se existe associação entre esses indicadores e a ocupação dos indivíduos. Para tal, foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O indicador de depressão foi construído com base no Patient health questionnaire, por meio da teoria de resposta ao item (TRI). Em seguida, caracterizou-se a distribuição do indicador, utilizando-se o método de distribuição relativa. A associação entre a ocorrência e a intensidade da depressão e a ocupação foi estimada com uso do modelo de duas partes. Os resultados revelam que, embora as ocupações não estejam relacionadas à probabilidade de ocorrência da depressão, elas estão associadas à sua intensidade, para os indivíduos com algum nível de depressão. Ocupações mais qualificadas estão positivamente relacionadas com a intensidade da depressão, sobretudo para os homens.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11318
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Saúde: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.