Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11457
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2821_Web.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2821_Sumex.pdf79.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Publicacao_preliminar_TD_Uma_avaliacao_comparativa.pdf424.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Avaliação comparativa da sustentabilidade do setor de energia brasileiro com os países da OCDE
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2821 : Uma avaliação comparativa da sustentabilidade do setor de energia brasileiro com os países da OCDE
Authors: Gutierrez, Maria Bernadete Gomes Pereira Sarmiento
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a sustentabilidade no setor de energia no Brasil comparado com os países da OCDE, para contribuir à análise do que falta fazer como parte dos requisitos necessários contidos no Accession Roadmap, documento aprovado pelo Conselho Ministerial da organização em junho de 2022. Destaca-se a necessidade de que o Brasil seja aderente aos princípios da OCDE que assegurem a proteção efetiva do meio ambiente, biodiversidade e políticas de mudanças climáticas em consonância com os objetivos do Acordo de Paris. Neste sentido, procede-se à análise comparativa da sustentabilidade do setor de energia brasileiro com aquela dos países da OCDE. As conclusões apontam não só para o elevado grau de sustentabilidade brasileiro como também sugerem que o mercado de carbono, em processo de negociação no Congresso Nacional, pode ser um passo importante no processo de adesão do Brasil a OCDE por se tratar de instrumento econômico compatível com o princípio poluidor-pagador.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Energia: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.