Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11532
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2804_Web.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
TD_2804_Sumex.pdf | 127.49 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Oferta de escolas e retorno do ensino médio entre os jovens no Brasil |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2804 : Oferta de escolas e retorno do ensino médio entre os jovens no Brasil |
Authors: | Franca, Maíra Penna Machado, Danielle Carusi Corseuil, Carlos Henrique Leite |
Abstract: | A evolução da escolaridade no Brasil foi significativa, sobretudo para o ensino fundamental, praticamente universalizado entre crianças e adolescentes. Entretanto, para os jovens, a etapa escolar do nível médio é marcada por baixo ingresso ou abandono. Nesse contexto, entender a magnitude do retorno salarial do nível médio é crucial para lançar luz sobre as vantagens em cursá-lo e sua importância para desigualdade de renda. No Brasil, existem poucos estudos sobre o retorno salarial do ensino médio que considerem explicitamente o problema de endogeneidade da escolaridade em uma equação salarial e que explorem variabilidade de fatores institucionais. Este artigo visa complementar essa lacuna, pois estima o retorno salarial do ensino médio para os jovens de 20 a 24 anos no Brasil empregando um conjunto de instrumentos que captam a densidade de oferta de escolas no município quando o jovem tinha 15 anos, idade de entrada no ensino médio. Como as medidas de oferta de escolas apresentaram uma relação positiva e significativa com a probabilidade de o jovem ter o ensino médio completo, conseguimos identificar o retorno do ensino médio pelo método de variáveis instrumentais que ficou entre 11% e 20%. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.