Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11551
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2809_Web.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2809_Sumex.pdf180.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Gestão urbana em arranjos transfronteiriços e os desafios de sua regulamentação
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2809 : A Gestão urbana em arranjos transfronteiriços e os desafios de sua regulamentação
Authors: Moura, Rosa
Pêgo Filho, Bolívar
Ferreira, Gustavo Henrique Soares
Abstract: Coloca-se em debate a configuração dos arranjos transfronteiriços, resultantes do avanço da metropolização sobre o território, suas características, e as dificuldades que impõem ao processo de gestão urbana, pois constituem cidades que rompem fronteiras territoriais de países. Enumeram-se os arranjos sobre a fronteira brasileira, discorre-se sobre outros, de países vizinhos, e se avaliam regulamentos, acordos e experiências que confirmam ou acenam para positividades, colocando-se em destaque o Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas (ALVF), do Mercado Comum do Sul (Mercosul), celebrado em dezembro de 2019. Ressaltam-se os desafios remanescentes e emergentes nesses espaços, a exigir a adequação dos regulamentos existentes e a pactuação de novos, pautados em instrumentos apropriados à integração dos espaços urbanos contínuos bi ou trinacionais, e em políticas que induzam a conformação de uma estrutura de poder compatível à natureza dessas espacialidades, com autoridade sobre a organização do território e o planejamento integrado.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.