Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeite, Natanael Soares-
dc.contributor.authorLucio, Francisco Germano Carvalho-
dc.coverage.spatialCearápt_BR
dc.coverage.temporal2007-2014pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-27T10:21:40Z-
dc.date.available2023-01-27T10:21:40Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11715-
dc.description.abstractEste artigo avalia o impacto da gestão governamental do estado do Ceará nos indicadores educacionais, de cunho quantitativo e qualitativo, referentes ao ensino médio, no período de 2007 a 2014. Para tanto, utilizou-se o método de controle sintético. Uma análise descritiva mostrou uma evolução contínua do estado do Ceará, permanecendo acima da média da região Nordeste. O estado, a partir de 2009, ultrapassa a média nacional, permanecendo acima até o fim do período considerado. Na abordagem qualitativa, destaca-se o rápido crescimento entre 2011 e 2014, de modo que o Ceará, anteriormente abaixo, acompanha o desempenho nacional. Em suma, a partir dos resultados, conclui-se que a intervenção analisada, a gestão do governo do estado do Ceará de 2007 a 2014, apresentou bom rendimento na educação, tanto quantitativamente quanto qualitativamente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação no estado do Ceará : análises utilizando o método do controle sintéticopt_BR
dc.title.alternativeEducation in the state of Ceará : analysis using the method of synthetic controlpt_BR
dc.title.alternativeEducación en el estado del Ceará : análisis utilizando el método del control sintéticopt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 39-64 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Indicadores Educacionaispt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordControle sintéticopt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11315pt_BR
ipea.description.objectiveVerificar o desempenho da gestão do governo do estado do Ceará no que diz respeito à educação no ensino médio, o controle sintético considerado aqui foi concebido a partir de uma combinação dos outros estados brasileiros e do Distrito Federal.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 57, jan./ mar. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper evaluates the impact of the governmental management of the State of Ceará on the educational indicators, of quantitative and qualitative nature, referring to high school, in the period from 2007 to 2014. We use the synthetic control method. The descriptive analysis shows a continuous evolution of the Ceará which remained above the average of the Northeast region. From 2009 the state of Ceará surpasses the national average, and it remains above until the end of the analyzed period. About the qualitative approach, we highlight the rapid growth from 2011 to 2014 in which the state of Ceará, previously positioned below, catches up the national performance. In short, from the results we have concluded that the analyzed intervention, the governmental management of the State of Ceará from 2007 to 2014, had presented good results on education in both quantitative and qualitative aspects.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n57_Artigo2_educacao_no_estado.pdf697.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.