Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11715
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n57_Artigo2_educacao_no_estado.pdf697.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Educação no estado do Ceará : análises utilizando o método do controle sintético
Other Titles: Education in the state of Ceará : analysis using the method of synthetic control
Educación en el estado del Ceará : análisis utilizando el método del control sintético
Authors: Leite, Natanael Soares
Lucio, Francisco Germano Carvalho
Abstract: Este artigo avalia o impacto da gestão governamental do estado do Ceará nos indicadores educacionais, de cunho quantitativo e qualitativo, referentes ao ensino médio, no período de 2007 a 2014. Para tanto, utilizou-se o método de controle sintético. Uma análise descritiva mostrou uma evolução contínua do estado do Ceará, permanecendo acima da média da região Nordeste. O estado, a partir de 2009, ultrapassa a média nacional, permanecendo acima até o fim do período considerado. Na abordagem qualitativa, destaca-se o rápido crescimento entre 2011 e 2014, de modo que o Ceará, anteriormente abaixo, acompanha o desempenho nacional. Em suma, a partir dos resultados, conclui-se que a intervenção analisada, a gestão do governo do estado do Ceará de 2007 a 2014, apresentou bom rendimento na educação, tanto quantitativamente quanto qualitativamente.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11315
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.