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Radar_n32_art3_subsidios_proposicoes.pdf | 370.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Subsídios e proposições preliminares para um debate sobre o magistério da educação básica no Brasil |
Authors: | Nascimento, Paulo Augusto Meyer Mattos Silva, Carolina Andrade Silva, Paulo Henrique Dourado da |
Abstract: | Discute as rotas institucionais para o exercício das carreiras de magistério da educação básica são eficazes no país – e o que poderia ser feito para incrementá-las neste sentido. Com o intuito de contribuir para esse debate, este artigo discorre brevemente, na seção 2, sobre o magistério na estrutura da educação nacional, antes de abordar, na seção 3, três das questões centrais no debate sobre a docência na educação básica – titulação adequada, precarização dos vínculos de trabalho e baixa atratividade financeira da carreira. A seção 4 traz as conclusões e sugere possíveis encaminhamentos gerais de política para a construção de um modelo nacional de certificação e recrutamento para o magistério da educação básica. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Radar - Artigos |
Appears in Collections: | Emprego. Trabalho: Artigos |
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