Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n59_Artigo7_plano_nacional_de_educacao.pdf | 363.39 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas |
Other Titles: | National Education Plan for higher education : an empirical analysis on selected goals Plan Nacional de Educación (PNE) para la educación superior : un análisis empírico de objetivos seleccionados |
Authors: | Machado, Jessica Alves Bussmann, Tanise Brandão Hoff, Debora Nayar |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11316 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.