Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n59_Artigo7_plano_nacional_de_educacao.pdf363.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
Other Titles: National Education Plan for higher education : an empirical analysis on selected goals
Plan Nacional de Educación (PNE) para la educación superior : un análisis empírico de objetivos seleccionados
Authors: Machado, Jessica Alves
Bussmann, Tanise Brandão
Hoff, Debora Nayar
Abstract: Este artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11316
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.