Fascículo: Política antidumping no Brasil : determinantes e seus efeitos para a concorrência
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
item.page.series.date
item.page.events.date
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
http://www.ipea.gov.br/ppp
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
Titulo alternativo
Antidumping policy in Brazil : determinants and competition effects, Política antidumping en Brasil : determinantes y sus efectos en la competencia
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho investiga os fatores determinantes do crescente número de investigações e aplicação de medidas antidumping (AD) para a indústria brasileira verificadas a partir de 2007, bem como seus efeitos sobre a concentração industrial. Foram estimados modelos para a probabilidade de investigação e aplicação de medida AD, com uma base de dados para classes industriais brasileiras no período 2007-2016. As evidências são de que não apenas motivações econômicas, mas também motivações estratégicas – como estratégia de retaliação e petição contra parceiros comerciais que usuários frequentes de AD – são fatores importantes para explicar a probabilidade de peticionar. Classes industriais que apresentam crescimento, mais organizadas e com representatividade em emprego, têm maior probabilidade de ter investigações AD aceitas. Entretanto, as evidências de causalidade entre a imposição do AD e grau de concentração são ambíguas. Esta análise conclui sobre a não neutralidade da política antidumping.
Resumo traduzido
This work investigates the determinants of the increasing number of investigations and application of antidumping measures (AD) for Brazilian industry verified since 2007, and their effects on industrial concentration. We estimated models for the probability of investigating and apply AD measure, with a database for Brazilian industrial sectors from 2007 to 2016. The evidence is that economic motivations, but also strategic motivations, such as retaliation strategy and investigation against partners who are frequent users of AD are important factors in explaining the likelihood of investigation. Industrial sectors that experience economic growth, more organized and with greater employment share are more likely to have AD applied. However, it was not possible to obtain unambiguous evidence of causality between the imposition of AD and the degree of concentration. This analysis concludes on the non-neutrality of anti-dumping policy.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
URI
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11819
Aviso
Notas
Série / coleção
Versão preliminar
Versão final dessa publicação
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11317
