Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11836
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_34_Artigo_2.pdf156.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Da resistência à necessária aceitação : a vinculação de temas ambientais nas relações internacionais do Brasil e o papel da Rio-92
Authors: Zeca, Bruna Gorgen
Silva, André Luiz Reis da
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar a forma como a política externa brasileira se posicionou em relação ao tema do meio ambiente do início dos anos 1970 até a decisão por sediar a Rio-92 – ou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). Foi utilizado um conjunto de fontes primárias e secundárias para averiguar os processos que influenciaram a posição do Brasil ao longo de, aproximadamente, vinte anos. As evidências da pesquisa empírica apontam uma posição de resistência em relação ao tema nos anos 1970, que se converteu em uma necessária aceitação em debatê-lo e torná-lo ativo na discussão a partir do início da década de 1990. Caracteriza-se a aceitação como necessária porque a vinculação do tema a outros assuntos importantes nas relações internacionais do Brasil crescia de maneira insustentável.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11821
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.