Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMesquita, Ana Cleusa Serra-
dc.contributor.authorMartins, Raquel de Fátima Antunes-
dc.contributor.authorCruz, Tânia Mara Eller da-
dc.contributor.otherJaccoud, Luciana (Colaborador)-
dc.contributor.otherEl-Moor, Patrícia (Colaborador)-
dc.contributor.otherGalão Júnior, José Dirceu (Colaborador)-
dc.contributor.otherAlbuquerque, Simone (Colaborador)-
dc.contributor.otherRizzotti, Maria Luiza (Colaborador)-
dc.contributor.otherBarreto, Rafael (Colaborador)-
dc.contributor.otherTavares, Gisele (Colaborador)-
dc.contributor.otherPinheiro, Márcia (Colaborador)-
dc.contributor.otherBrandão, Fernando (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-06-13T21:34:23Z-
dc.date.available2013-06-13T21:34:23Z-
dc.date.issued2012-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1190-
dc.description.abstractDesde 2004, a política de assistência social tem sido objeto de importantes alterações. Acompanhando as mudanças desenhadas para a gestão da política, o modelo de financiamento também se torna objeto de reflexões e alterações. Desde a publicação da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/Suas) em 2005, um novo arranjo de financiamento vem sendo construído com o objetivo de construir e consolidar o Suas. Este novo arranjo trouxe avanços importantes como a consolidação das transferências federais regulares e automáticas, o repasse federal aos municípios por meio dos pisos e a incorporação de critérios mais equitativos na partilha dos novos recursos federais destinados ao financiamento da política nos entes federados. Não obstante os avanços já registrados, o modelo de financiamento ainda apresenta significativas limitações, especialmente a fraca participação dos governos estaduais no financiamento do Suas. Os municípios, por sua vez, são a principal esfera financiadora do Suas. Ainda assim, percebe-se um padrão bem heterogêneo no que se refere à aplicação de recursos próprios por parte dos municípios, quando se considera o porte e a região dos mesmos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCofinanciamento e responsabilidade federativa na política de assistência socialpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1724: Cofinanciamento e responsabilidade federativa na política de assistência socialpt_BR
dc.title.alternativeCofinancing and federal responsibility in social welfare policypt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical72 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSistema Único de Assistência Social (SUAS)pt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade federativapt_BR
dc.subject.keywordPolítica de assistência socialpt_BR
ipea.description.objectiveAmpliar o conhecimento sobre o processo de consolidação do cofinanciamento da política nacional de assistência social, indicando algumas tendências que vêm marcando o recente processo de ampliação da responsabilidade federativa no financiamento desta política.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1724pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.description.additionalinformationBibliografia: possui bibliografia complementarpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractSince 2004, the social assistance policy has been subject to significant changes. Following the changes designed to manage the policy, the funding model also became the object of reflection and change. Since the publication of the Basic Operational Norm – Norma Operacional Básica (NOB) in 2005, a new funding arrangement has been constructed in order to build and consolidate the Unified Social Assistance System – Sistema Único de Assistência Social (Suas). This new arrangement brought important advances as the consolidation of regular and automatic federal transfers, the federal funding to municipalities through the “minimum levels” and the incorporation of more equitable sharing criteria of new federal funds for the financing of social assistance in states and municipalities. Despite the achievements already made, the funding model still has significant limitations, especially the low participation of the state governments in the financing of the System. Also, although municipalities are the main funders of the System, yet the application of their own resources varies considerably even for municipalities of the same size and in the same region.pt_BR
ipea.researchfieldsProteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidadespt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEstado. Administração Publica. Governopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Desenvolvimento Social: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1724.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.