Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1212
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1833.pdfArquivo principal2.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1833_sumario executivo.pdfSumário executivo55.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Disparidades do produto interno bruto (PIB) per capita no Brasil: uma análise de convergência em diferentes escalas regionais (1970-2008)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1833: Disparidades do produto interno bruto (PIB) per capita no Brasil: uma análise de convergência em diferentes escalas regionais (1970-2008)
Disparities of the gross domestic product (GDP) per capita in Brazil: an analysis of convergence in different regional scales (1970 to 2008)
Authors: Resende, Guilherme Mendes
Magalhães, João Carlos Ramos
Abstract: Este texto investiga a evolução das disparidades do produto interno bruto (PIB) per capita brasileiro – cunhada na literatura de convergência sigma (σ) –, entre 1970 e 2008, em quatro escalas regionais (municípios, microrregiões, mesorregiões e Unidades da Federação), utilizando quatro diferentes estatísticas: coeficiente de variação, desvio-padrão, índice de Theil e índice de Gini. Os resultados revelam que, quanto menor a escala de análise, menor é a queda da desigualdade entre 1970 e 2008. A mesma análise feita para dois subconjuntos (ou clubes) de regiões mostra que a significativa queda da desigualdade ocorrida entre os estados do Norte e Nordeste desaparece quando a escala de análise é menor e, segundo alguns indicadores, chega a aumentar entre as microrregiões e municípios. No entanto, os resultados para o resto do país não são tão afetados pela mudança de escala. Assim, pode-se sugerir a ocorrência de processos distintos de convergência do PIB per capita entre os dois grupos de regiões analisados. Isto é, verifica-se um processo de divergência dos PIBs per capita em âmbito microrregional e municipal nas regiões Norte e Nordeste e um processo de convergência no “resto do país”. Este resultado mostrou que não existe uma escala de análise capaz de sintetizar toda a dinâmica regional e que seja mais precisa que as outras, sendo que uma abordagem multiescalar revela-se útil para um melhor entendimento das disparidades dos PIBs per capita regionais no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.