Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1270
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1769.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O mistério da taxa de câmbio real chinesa: algumas razões que podem explicar a diversidade dos resultados
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1769: O mistério da taxa de câmbio real chinesa: algumas razões que podem explicar a diversidade dos resultados
The mystery of the Chinese real exchange rate: some reasons that may explain the diversity of results
Authors: Marçal, Emerson Fernandes
Abstract: Este trabalho visa avaliar os determinantes de longo prazo da taxa de câmbio chinesa, que apresentou nas últimas décadas uma forte depreciação frente a uma cesta de moedas e, em paralelo, a acumulação, pelo governo chinês, de crescentes reservas em moeda estrangeira, seja em termos absolutos ou em termos relativos. O modelo aqui estimado sugere que a inclusão do nível de reservas em um modelo econométrico tradicionalmente utilizado para construir medidas de taxa de câmbio de equilíbrio melhora substancialmente os resultados e que as reservas parecem ter tido importante influência no nível atual da taxa de câmbio real chinesa. O resultado do estudo coloca desafios sobre metodologias existentes para cálculo da taxa de câmbio real de equilíbrio (TCRE), pois exige que cenários para a trajetória de equilíbrio do nível de reservas, uma variável sujeita à intervenção governamental, sejam traçados para avaliar se e em que medida há desequilíbrio. O estudo também sugere que, além da posição internacional de investimento, a composição deste pode influenciar na trajetória de equilíbrio.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.