Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUA_25_Artigo_5_conceituacao_economica.pdf | 106.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano |
Authors: | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de |
Abstract: | Na literatura econômica, os bens e serviços são classificados com base em suas características de rivalidade e restrição de acesso. A rivalidade refere-se à impossibilidade de um indivíduo utilizar o bem ou serviço quando outro o consome, enquanto a exclusão diz respeito à capacidade de restringir o acesso a esse bem ou serviço. Bens privados são considerados rivais e excludentes, enquanto os bens públicos puros não apresentam rivalidade nem mecanismos de exclusão. Recursos comuns não são excludentes, mas há rivalidade no consumo, e os bens de monopólio natural não são rivais, mas são excludentes. A classificação de um bem ou serviço depende de suas condições de oferta, como no caso de uma estrada, que pode ser privada se pedagiada e congestionada, um monopólio natural se pedagiada e livre de tráfego, um recurso comum se livre de pedágio e congestionado, ou um bem público se livre de pedágio e congestionamento. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11332 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.