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Title: Impactos de bem-estar da privatização de infraestrutura
Other Titles: Welfare effects of infrastructure privatization
Authors: Pereira, Ricardo Antonio de Castro
Ferreira, Pedro Cavalcanti
Bezerra, Arley Rodrigues
Abstract: Este artigo investiga os impactos sobre alocações de longo prazo e custos de bem-estar proporcionados por uma política de privatização da infraestrutura pública. Os resultados são obtidos a partir de simulações com uma variante do modelo neoclássico de crescimento, adaptado e calibrado para os fins da análise. Em particular, supõe-se ofertas públicas e privadas de infraestrutura capazes de proporcionar efeitos externos positivos, porém em diferentes níveis de qualidade. Supõe-se, ainda, uma economia inicialmente em trajetória estacionária, com governo benevolente comprometido em maximizar o nível de bem-estar social. As simulações indicam que os custos ou benefícios de uma política de privatização dependem de duas características da oferta de infraestrutura privada, anteriores à privatização: qualidade e quantidade. Além disso, percebe-se que a possibilidade de metas de qualidade para o estoque privado de infraestrutura, após a privatização, pode fazer com que o benefício social da privatização seja bastante significativo.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11309
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos



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