Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13124
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fletcher, Philip R. | - |
dc.contributor.author | Castro, Cláudio de Moura | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T10:54:47Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11T10:54:47Z | - |
dc.date.issued | 1986-07 | - |
dc.identifier.citation | FLETCHER, Philip R.; CASTRO, Cláudio de Moura. Os Alunos e as escolas no Brasil de hoje. Brasília: Ipea, 1986. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13124 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13124 | - |
dc.description.abstract | Neste ensaio, examinamos o percurso dos alunos no ensino de primeiro grau no Brasil, destacando controvérsias comuns e equívocos em explicações convencionais. Revelamos a grave situação dos prédios escolares e equipamentos de ensino, contrastando com os avanços na universalização da merenda escolar. Essa disparidade ilustra possíveis ações para melhorar a qualidade das escolas de primeiro grau. Abordamos a importância de analisar cuidadosamente os dados educacionais básicos para evitar diagnósticos equivocados. Destacamos a necessidade de revisitar modelos de análise, como os utilizados por Teixeira de Freitas e Mortara na década de 40, que revelaram resultados contraditórios aos diagnósticos convencionais. Propomos políticas mais eficazes para o ensino de primeiro grau, questionando mitos arraigados e sugerindo abordagens alternativas para enfrentar os desafios educacionais no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Os Alunos e as escolas no Brasil de hoje | pt_BR |
dc.type | Livros | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 58 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Edifícios e Equipamentos Educacionais::Edificações Educacionais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Desenvolvimento da Educação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas primárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino primário | pt_BR |
dc.subject.keyword | prédios escolares | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Os_alunos_e_as_escolas_no_Brasil_de_hoje.pdf | 2.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.