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Title: O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
Other Titles: The Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of Ceará
El Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de Ceará
Authors: Aguiar, Maria Adreciana Silva de
Abstract: Este artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
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Educação: Artigos



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