Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13161
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n64_Artigo3_acao_afirmativa_e_ganhos.pdf | 542.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Ação afirmativa e ganhos iniciais após a graduação : uma análise para egressos da Universidade Federal da Paraíba |
Other Titles: | Affirmative action and initial gains after graduation : an analysis of UFPB graduates Acción afirmativa y ganancias iniciales después de la graduación : un análisis de los graduados de la UFPB |
Authors: | Ferreira, Francisco Danilo da Silva Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de |
Abstract: | Este artigo tem o objetivo de estimar o impacto da política de cotas sobre o retorno salarial no início de carreira dos egressos cotistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O alcance do objetivo se deu pela associação do balanceamento por entropia com o propensity score matching (PSM), bem como pelo cálculo do efeito do tratamento nos quantis 0,25, 0,50 e 0,75 da distribuição de salários. Dessa forma, consideraram-se os dados dos alunos egressos de cursos da graduação da UFPB cujas entradas ocorreram no período de 2010 a 2011, e as conclusões até 2017, conjuntamente com informações do mercado formal de trabalho para o ano de 2018. A princípio, os resultados alcançados sugerem que os ex-alunos cotistas obtêm, em média, salário-hora em torno de 0,10 unidade monetária inferior no início de carreira em comparação aos egressos não beneficiários da mencionada política. Ainda, observa-se que os efeitos são maiores na mediana e no quantil mais elevado (0,75) da distribuição de salários-hora e que não há indícios estatísticos de impactos entre os retornos salariais mais baixos. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.