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dc.contributor.authorFonseca, Sergio Luiz Doscher da-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2003-2022pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T13:57:14Z-
dc.date.available2024-03-12T13:57:14Z-
dc.date.issued2024-03-
dc.identifier.citationFONSECA, Sergio Luiz Doscher da. Avaliação de tendências de longo prazo na execução orçamentária do Ministério da Educação entre 2003 e 2022. Brasília, DF : Ipea, mar. 2024. 18 p. : il. (Texto para Discussão, n. 2976). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2976-portpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13166-
dc.description.abstractEste texto se propôs a fazer um levantamento a respeito de tendências de longo prazo no orçamento do Ministério da Educação (MEC). Um primeiro ponto foi a construção de séries de vinte anos de empenhos liquidados no orçamento do MEC em consultas públicas abertas disponíveis ao público geral. Feito isto, um segundo ponto, já implicando uma análise dos dados, foi estabelecer se existem as tendências de longo prazo, fato que foi testado em valores nominais e em valores reais. Foi feita ainda uma análise de dois grandes agregados: a participação na despesa total do pagamento de servidores aposentados e seus pensionistas, ou seja, despesas previdenciárias, as quais podem demonstrar alguma tendência de decréscimo em função de reformas previdenciárias feitas há cerca de vinte anos, e a comparação dos patamares de despesas de pessoal com outras despesas correntes ao longo da série de vinte anos, buscando também para estes casos determinar se existe uma tendência de longo prazo.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvaliação de tendências de longo prazo na execução orçamentária do Ministério da Educação entre 2003 e 2022pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2976 : Avaliação de tendências de longo prazo na execução orçamentária do Ministério da Educação entre 2003 e 2022pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical18 p. : il.pt_BR
dc.description.abstract1This text set out to survey long-term trends in the Ministry of Education – MEC budget. A first point was the construction of a twenty-year series of commitments settled in the MEC budget in open public consultations available to the general public. Having done this, a second point, already involving data analysis, was to establish whether there were long-term trends, a fact that was tested in nominal values and in real values. An analysis of two large aggregates was also carried out: the share of total expenditure on the payment of retired federal employees and their pensioners, that is, social security expenses, which may already show some downward trend due to social security reforms carried out around twenty years ago; and, the comparison of personnel expenses levels with other current expenses over the twenty-year series, also seeking to determine in these cases whether there is a long-term trend.-
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Orçamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Seguridade Social::Previdência Social – Geral::Previdência Socialpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordOrçamentopt_BR
dc.subject.keywordMinistério da Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrçamento do Ministério da Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordDespesas orçamentáriaspt_BR
dc.subject.keywordDespesas previdenciáriaspt_BR
dc.subject.keywordDespesas de pessoalpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2976pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

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