Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13174
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n63_Artigo3_the_impact_of_the_clock.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: The Impact of the clock bug on absenteeism : an analysis for the edition of Enem 2019
Other Titles: O Impacto do bug do relógio no absenteísmo : uma análise para a edição do Enem 2019
El Impacto del bug del reloj en el ausentismo : un análisis para la edición de la enem 2019
Authors: Paula, Silvio da Rosa
Pacheco, Vinicius Bonfim
Borges, Dianifer Leal
Duarte, Jean Marcel Del Ponte
Abstract: Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do bug nos relógios, causado pelo fim do horário de verão, sobre o absenteísmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Para atingir esse objetivo, utilizamos métodos quase-experimentais de desenho de regressão descontínua e diferença-em-diferenças. Os resultados encontrados indicam que as falhas nos dispositivos digitais contribuíram significativamente para a redução do absenteísmo, fazendo com que o Enem 2019 obtivesse a menor abstenção desde 2001. Além disso, os resultados indicam que o grupo socioeconômico mais beneficiado foram os alunos com renda mensal familiar de até um salário mínimo, cuja educação da mãe não ultrapassa o ensino fundamental completo.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.