Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13174
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paula, Silvio da Rosa | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Vinicius Bonfim | - |
dc.contributor.author | Borges, Dianifer Leal | - |
dc.contributor.author | Duarte, Jean Marcel Del Ponte | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2019 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T18:28:58Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T18:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Silvio da Rosa; PACHECO, Vinicius Bonfim; BORGES, Dianifer Leal; DUARTE, Jean Marcel Del Ponte. The Impact of the clock bug on absenteeism : an analysis for the edition of Enem 2019. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 53-77, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art3 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13174 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do bug nos relógios, causado pelo fim do horário de verão, sobre o absenteísmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Para atingir esse objetivo, utilizamos métodos quase-experimentais de desenho de regressão descontínua e diferença-em-diferenças. Os resultados encontrados indicam que as falhas nos dispositivos digitais contribuíram significativamente para a redução do absenteísmo, fazendo com que o Enem 2019 obtivesse a menor abstenção desde 2001. Além disso, os resultados indicam que o grupo socioeconômico mais beneficiado foram os alunos com renda mensal familiar de até um salário mínimo, cuja educação da mãe não ultrapassa o ensino fundamental completo. | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | The Impact of the clock bug on absenteeism : an analysis for the edition of Enem 2019 | pt_BR |
dc.title.alternative | O Impacto do bug do relógio no absenteísmo : uma análise para a edição do Enem 2019 | pt_BR |
dc.title.alternative | El Impacto del bug del reloj en el ausentismo : un análisis para la edición de la enem 2019 | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 53-77 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Comportamento Estudantil | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Absenteísmo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Métodos quase-experimentais | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883 | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar o impacto do bug nos relógios, causado pelo fim do horário de verão, sobre o absenteísmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 63, jul./set. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndices. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study aims to assess the impact of the bug on clocks, caused by the end of daylight saving time, on absenteeism in the National High School Exam (Enem) of 2019. To achieve this goal, we use quasi-experimental methods of regression discontinuity design and difference-in-differences. The results found indicate that failures in digital devices contributed significantly to the reduction of absenteeism, making Enem 2019 to obtain the lowest abstention since 2001. In addition, the results indicate that the most benefited socioeconomic group were students with family monthly income up to a minimum wage, whose mother’s education are no higher than complete elementary school. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n63_Artigo3_the_impact_of_the_clock.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.