Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Silvio da Rosa-
dc.contributor.authorPacheco, Vinicius Bonfim-
dc.contributor.authorBorges, Dianifer Leal-
dc.contributor.authorDuarte, Jean Marcel Del Ponte-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2019pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T18:28:58Z-
dc.date.available2024-03-12T18:28:58Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.citationPAULA, Silvio da Rosa; PACHECO, Vinicius Bonfim; BORGES, Dianifer Leal; DUARTE, Jean Marcel Del Ponte. The Impact of the clock bug on absenteeism : an analysis for the edition of Enem 2019. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 53-77, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13174-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto do bug nos relógios, causado pelo fim do horário de verão, sobre o absenteísmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Para atingir esse objetivo, utilizamos métodos quase-experimentais de desenho de regressão descontínua e diferença-em-diferenças. Os resultados encontrados indicam que as falhas nos dispositivos digitais contribuíram significativamente para a redução do absenteísmo, fazendo com que o Enem 2019 obtivesse a menor abstenção desde 2001. Além disso, os resultados indicam que o grupo socioeconômico mais beneficiado foram os alunos com renda mensal familiar de até um salário mínimo, cuja educação da mãe não ultrapassa o ensino fundamental completo.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleThe Impact of the clock bug on absenteeism : an analysis for the edition of Enem 2019pt_BR
dc.title.alternativeO Impacto do bug do relógio no absenteísmo : uma análise para a edição do Enem 2019pt_BR
dc.title.alternativeEl Impacto del bug del reloj en el ausentismo : un análisis para la edición de la enem 2019pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 53-77 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Comportamento Estudantilpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (Enem)pt_BR
dc.subject.keywordAbsenteísmopt_BR
dc.subject.keywordMétodos quase-experimentaispt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar o impacto do bug nos relógios, causado pelo fim do horário de verão, sobre o absenteísmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 63, jul./set. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndices.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to assess the impact of the bug on clocks, caused by the end of daylight saving time, on absenteeism in the National High School Exam (Enem) of 2019. To achieve this goal, we use quasi-experimental methods of regression discontinuity design and difference-in-differences. The results found indicate that failures in digital devices contributed significantly to the reduction of absenteeism, making Enem 2019 to obtain the lowest abstention since 2001. In addition, the results indicate that the most benefited socioeconomic group were students with family monthly income up to a minimum wage, whose mother’s education are no higher than complete elementary school.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n63_Artigo3_the_impact_of_the_clock.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.