Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13174
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n63_Artigo3_the_impact_of_the_clock.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | The Impact of the clock bug on absenteeism : an analysis for the edition of Enem 2019 |
Other Titles: | O Impacto do bug do relógio no absenteísmo : uma análise para a edição do Enem 2019 El Impacto del bug del reloj en el ausentismo : un análisis para la edición de la enem 2019 |
Authors: | Paula, Silvio da Rosa Pacheco, Vinicius Bonfim Borges, Dianifer Leal Duarte, Jean Marcel Del Ponte |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do bug nos relógios, causado pelo fim do horário de verão, sobre o absenteísmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Para atingir esse objetivo, utilizamos métodos quase-experimentais de desenho de regressão descontínua e diferença-em-diferenças. Os resultados encontrados indicam que as falhas nos dispositivos digitais contribuíram significativamente para a redução do absenteísmo, fazendo com que o Enem 2019 obtivesse a menor abstenção desde 2001. Além disso, os resultados indicam que o grupo socioeconômico mais beneficiado foram os alunos com renda mensal familiar de até um salário mínimo, cuja educação da mãe não ultrapassa o ensino fundamental completo. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.