Publicação: Good news, bad news or just news : how UK broadsheets project Brazil
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
2013-2016
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Boas notícias, más notícias ou apenas notícias : como os broadsheets do Reino Unido projetam o Brasil, Buenas noticias, malas noticias o solo noticias : como los broadsheets del Reino Unido proyectan Brasil, Bonnes nouvelles, mauvaises nouvelles ou nouvelles : comment les journaux britanniques projettent-ils le Brésil?
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Na atual dinâmica economia global, os países enfrentam cada vez mais pressão para defender suas reputações. A comunicação desempenha um papel significativo nesse sentido, e muitos veículos frequentemente relatam assuntos de outros países. O objetivo deste artigo é explorar e analisar a reputação do Brasil conforme projetada em artigos de notícias internacionais. Para ampliar o entendimento sobre a reputação do país com base em jornais, foram exploradas 1.452 reportagens sobre o Brasil. Os artigos foram coletados em jornais “broadsheet” do Reino Unido em quatro anos (2013, 2014, 2015 e 2016) e foram categorizados segundo duas dimensões e três classificações (positiva, neutra e negativa). O estudo constatou que a dimensão Economia, Exportação e Negócios foi usada com mais frequência. Além disso, a análise encontrou a publicação da maioria das notícias negativas. O artigo contribui para os governos em termos de
destacar as melhorias dos países e priorizar políticas públicas que possam mitigar as imagens
negativas decorrentes do exterior.
Resumo traduzido
In this dynamic global economy countries face increasing pressure to uphold their reputations. Communications play a significant role in this regard, and many outlets frequently report on other countries’ affairs. The aim of this paper is to explore and analyse the reputation of Brazil as projected in international news outlets. To build understanding on country reputation based on newspapers, 1,452 news articles about Brazil were explored. The articles were collected from the United Kingdom broadsheet newspapers in four years (2013, 2014, 2015 and 2016) and were categorised according to two dimensions and three classifications (positive, neutral and
negative). The study found that the ‘Economic, Exports and Business’ dimension was used more often. Furthermore, the analysis found the publication of a majority of negative news. The paper contributes to governments in terms of highlighting the countries’ improvements and prioritising public policies that can mitigate the negative images stemming from foreign.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
MARIUTTI, Fabiana; TENCH, Ralph; BUARQUE, Daniel. Good news, bad news or just news: how UK broadsheets project Brazil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 54, p. 230-263, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp54art10
