Publicação:
The Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of Brazil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

eng

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Os Efeitos dos programas de intercâmbio na educação superior na percepção das elites sobre o Brasil, Los Efectos de los programas de intercambio en la educación superior en la percepcion de las elites sobre Brasil

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este artigo reflete sobre as estratégias de diplomacia educacional e científica do Estado brasileiro, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e PEC de Pós-Graduação (PEC-PG). A primeira parte do artigo dedica-se à análise documental para estabelecer as bases da interpretação dos programas como estratégia de soft power. Em seguida, é utilizada análise quantitativa para avaliar o efeito dos respectivos programas na imagem do Brasil por parte dos receptores dos benefícios. A análise mostrou que, apesar da imagem negativa compartilhada, os beneficiários dos programas possuem uma imagem do Brasil superior àqueles que não fizeram parte do programa.

Resumo traduzido

This article reflects on the Brazilian educational and scientific diplomacy programs, Program for Partner Undergraduate Students (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G) and Program for Partner Graduate Students (Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG). The first section stands on documental analyses to fund the claim that the program was designed and functions as a soft power tool. In the suit, the article moves on to quantitative analysis aiming to explore the effects of the programs on the recipients’ image of Brazil. Although the country’s image has suffered due to the political and economic crises, the recipients of the programs reported a less negative image of the country than their peers who were not part of the program.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

FERREIRA, Gabriela Gomes Coelho; PEREIRA, Lucas Damasceno; OLIVEIRA, Amâncio Jorge de; ONUKI, Janina. The Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of Brazil. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 28, p. 245-268, abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm28art9

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais