Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13318
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tempo_Mundo_28_artigo10_o_sistema_alemao.pdf | 276.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O Sistema alemão de qualificação profissional : complementaridades institucionais e desafios contemporâneos |
Other Titles: | The German vocational education system : institutional complementarities and contemporary challenges El Sistema alemán de educación professional : complementariedades institucionales y retos actuales |
Authors: | Pateo, Felipe Vella Silva, Sandro Pereira |
Abstract: | O objetivo deste estudo é analisar o funcionamento do sistema de qualificação profissional da Alemanha à luz das complementariedades institucionais, bem como verificar as respostas que os atores envolvidos no seu funcionamento vêm apresentando para adaptá-lo às transformações na realidade econômica. Foi possível verificar que o funcionamento coletivista do sistema está sendo pressionado através da redução da participação no número de empresas e da flexibilização e modularização dos regimes de qualificação, com a criação ou fortalecimento de novas modalidades de qualificação que escapam à capacidade regulatória estatal. Contudo, diante desse diagnóstico, há uma postura ativa do governo e dos parceiros sociais participantes na gestão do Instituto Federal de Qualificação em buscar soluções incluindo o apoio estatal à provisão de vagas pelas pequenas e médias empresas e tentativas de maior incidência sobre as formas de qualificação não regulamentadas. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11330 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Revista Tempo do Mundo - Artigos |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.