Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Valdir | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T17:16:19Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T17:16:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-05 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Valdir. Facetas de burocracia. Rio de Janeiro : Ipea, maio 2024. 52 p. (Texto para Discussão, n. 2994). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2994-port | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13732 | - |
dc.description.abstract | É útil distinguir entre pelo menos quatro principais facetas da burocracia. A administração burocrática tem várias características gerais, tais como profissionalismo dos funcionários, compartimentalização interna e complexo sistema de registros. Os procedimentos burocráticos buscam eficácia aplicando o princípio da divisão do trabalho, bem como desvencilhando-se das desvantagens utilitárias que surgem da espontaneidade e das iniciativas informais entre pessoas. No que concerne a um Estado, é viável tornar flexíveis muitos procedimentos administrativos, bem como desburocratizar extensamente (isto é, extinguir disfunções); mas isto requer dedicação de recursos ao longo de anos e de mandatos governamentais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Facetas de burocracia | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para discussão (TD) 2994 : Facetas de burocracia | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 52 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Burocracia::Burocracia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Burocracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração burocrática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Procedimento administrativo | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para discussão ; 2994 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | It is useful to acknowledge at least four facets of bureaucracy. And bureaucratic management has a few general characteristics, such as professionalism of the officers, organizational subdivision and a complex system of registers. Administrative procedures aim at effectiveness by applying the principle of division of labor, as well as by preventing the disadvantages of people's spontaneity and informality to productive purposes. As to a whole state, it is feasible to render flexible many bureaucratic procedures as well as to extinguish bureaucratic malfunctions to a large extent. But this requires employment of resources along several years and several government terms. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2994_web.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
TD_2994_sumex.pdf | 94.37 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.