Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13954
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guide_to_the_demographic_module_for_poverty_analysis_and_projection_(DMPAP).pdf2.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Guide to the demographic module for poverty analysis and projection (DMPAP) : an Excel workbook with applications to Venezuela, Brazil, and Jamaica
Authors: Hakkert, Ralph
Abstract: Tradicionalmente, os economistas projetam a incidência da pobreza como uma função direta do crescimento econômico, utilizando a chamada elasticidade renda-pobreza, um índice empiricamente medido que quantifica quanto a redução da pobreza ocorre para cada aumento de 1% na renda per capita de um país. Se a elasticidade for alta, a pobreza responde fortemente ao crescimento econômico, possivelmente porque a maioria dos pobres está vivendo logo abaixo da linha de pobreza. Se for baixa, mesmo grandes aumentos na renda per capita serão relativamente ineficazes na redução da pobreza. O crescimento econômico pode não ser neutro em termos de seus efeitos distribucionais e pode na verdade exacerbá-la ao piorar a distribuição de renda, mas mesmo que não altere a distribuição de renda, a redução da pobreza resultante de 1% de crescimento geralmente é inferior a 1% (ou seja, a elasticidade é menor que 1), especialmente se a distribuição inicial for muito desigual. Na América Latina, em particular, as elasticidades renda-pobreza tendem a ser relativamente baixas, exatamente por causa das enormes desigualdades de distribuição encontradas nesta região.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de pesquisa econômica aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Livros
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.