Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1413
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1306.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Time series econometrics in a post-acquisition antitrust analysis: the Brazilian iron ore market
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1306: Time series econometrics in a post-acquisition antitrust analysis: the Brazilian iron ore market
Authors: Fiuza, Eduardo Pedral Sampaio
Tito, Fabiana F. M.
Abstract: No Brasil, fusões e aquisições normalmente são analisadas ex-post pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, seguindo um arcabouço de Estrutura-Conduta- Desempenho próximo ao aplicado nos Estados Unidos. Entretanto, esse arcabouço não era suficiente para tratar da série de quatro aquisições de mineradoras pela recém privatizada Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), considerada uma “campeã nacional”. Este artigo relata um exercício econométrico desenvolvido na Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça que veio reforçar a definição de mercado relevante geográfico e testar quebras estruturais nas séries de preços. Apesar de que os preços internacionais causaram (no sentido de Granger) preços domésticos no Brasil, eles explicam menos de 1/3 da variância. Foi observado um repique nas séries de preços das mineradoras adquiridas acima da variação do preço de exportação, pouco depois das aquisições, quando então não foi rejeitada uma quebra estrutural.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.