Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Sandro Sacchet de-
dc.contributor.authorReis, Mauricio Cortez-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2012-2023pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T14:55:38Z-
dc.date.available2024-08-05T14:55:38Z-
dc.date.issued2024-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, Sandro Sacchet de; REIS, Mauricio Cortez. A Evolução da sobre-educação no Brasil e o papel do ciclo econômico entre 2012 e 2023. Rio de Janeiro: Ipea, jul. 2024. 32 p. il. (Texto para Discussão, n. 3025). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td3025-port. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14510pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14510-
dc.description.abstractEste estudo busca analisar a evolução e as características da sobre-educação no Brasil entre 2012 e 2023 com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). São considerados sobre-educados os trabalhadores que desempenham funções que exigem abaixo de seu nível de escolaridade de acordo com informações da Classificação Brasileira de Ocupações (Brasil, 2010). Ademais, procura-se contribuir para a compreensão dos movimentos da sobre-educação no mercado de trabalho investigando em que medida o longo ciclo econômico recessivo atravessado desde o fim de 2014 afetou o forte crescimento da sobre-educação observado, construindo um painel de estratos geográficos (EGs) na PNADC, e usando diferentes formas de captar o ciclo econômico no mercado de trabalho. Observa-se entre 2012 e 2020 uma elevação da proporção de ocupados sobre-educados de 26% para 38%, e mostra-se um impacto significativo do ciclo na sobre-educação, porém essa ascensão parece mais associada à estrutura ocupacional da economia, como a distribuição setorial e o nível de informalidade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Evolução da sobre-educação no Brasil e o papel do ciclo econômico entre 2012 e 2023pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 3025 : A Evolução da sobre-educação no Brasil e o papel do ciclo econômico entre 2012 e 2023pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical32 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geralpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Recursos Humanos::Mão de obra::Mercado de Trabalhopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSobre-educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiclo econômicopt_BR
dc.subject.keywordEstrutura ocupacionalpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 3025pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to analyze the evolution and characteristics of overeducation in Brazil between 2012 and 2023 using data from the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Overeducated workers are those who perform jobs that require less than their level of education, according to the Brazilian Classification of Occupations (Brasil, 2010). In addition, we seek to contribute to understanding the movements of overeducation in the labor market by investigating the extent to which the long recessionary economic cycle experienced since the end of 2014 has affected the strong growth in overeducation observed, building a panel of geographic strata in the PNADC, and using different ways of capturing the economic cycle in the labor market. Between 2012 and 2020, the proportion of over-educated workers rose from 26% to 38%, we show a significant impact of the cycle on over-education, although this rise seems to be more associated with the occupational structure of the economy, such as sectoral distribution and the level of informality.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Educação: Livros
Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_3025_web.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_3025_sumex.pdf144.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.