Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCodes, Ana-
dc.contributor.authorAraújo, Herton-
dc.contributor.authorTurchi, Lenita-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T19:36:58Z-
dc.date.available2024-08-09T19:36:58Z-
dc.date.issued2024-08-
dc.identifier.citationCODES, Ana; ARAÚJO, Herton; TURCHI, Lenita. Gestão escolar na era da educação digital: promessas e desafios. Rio de Janeiro: Ipea, ago. 2024. 23 p. (Texto para Discussão, n. 3031). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td3031-port. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14557-
dc.description.abstractEste trabalho aponta as potencialidades, necessidades e desafios com que se deparam os gestores escolares no contexto da educação digital. Ainda que poderosos, os recursos tecnológicos despertam preocupações em diversas dimensões do cotidiano educacional, tais como como proteção e segurança de dados, ética, entre outros. Nesse contexto, cabe à política educacional orientar, assessorar e apoiar os gestores das escolas públicas brasileiras nessa “travessia” – algo novo e desafiador também para os níveis regulatórios e administrativos centrais e estratégicos do país. É sobre o papel da política pública que este estudo se debruça, no intuito de colaborar para a discussão e propor encaminhamentos. Para tanto, tomam-se como base pesquisas bibliográficas e experiências internacionais sobre o tema, descrevendo-o, revelando os principais vetores de expansão, tendências e as dificuldades inerentes a tais experiências. Dados empíricos sobre a realidade brasileira mostram que a gestão das escolas públicas brasileiras já caminha, em graus e ritmos variados, rumo à incorporação dos recursos digitais. Contudo, para que todas as escolas possam se inserir mais e melhor no mundo tecnológico, é necessário e tempestivo trazer o tema da gestão escolar online para a esfera da política pública – notadamente porque se encontram em discussão a regulamentação da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e o Plano Nacional de Educação 2025-2035. Exorta-se ainda que o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inclua em seus questionários itens relativos à digitalização da gestão das escolas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGestão escolar na era da educação digital : promessas e desafiospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 3031 : Gestão escolar na era da educação digital : promessas e desafiospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical23 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Políticas Públicaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar onlinept_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educação Digital (PNDE)pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para discussão ; 3031pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_3031_web.pdf896.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_3031_sumex.pdf145.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.