Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14755
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n66_Artigo6_gestao_escolar.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Gestão escolar e desempenho educacional : evidências do PDE-Escola no Brasil |
Other Titles: | School management and educational performance : evidence from PDE-Escola in Brazil Gestión escolar y desempeño educativo : evidencia del PDE-Escola en Brasil |
Authors: | Araújo, Ana Cléssia Pereira Lima de Sobreira, Diogo Brito Costa, Edward Martins Irffi, Guilherme |
Abstract: | O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) do Ministério da Educação (MEC) tem como propósito a melhoria da qualidade do ensino e na gestão escolar, priorizando as escolas públicas do ensino fundamental com indicadores menores que a média nacional – por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do MEC. Este artigo objetiva avaliar os efeitos desse programa nos escores dos testes de matemática e língua portuguesa da Prova Brasil, no período 2009-2015, das escolas beneficiadas, por meio de regressão descontínua (regression discontinuity design – RDD). Os resultados indicam que o programa não teve efeito satisfatório no desempenho dos alunos pertencentes às escolas tratadas. Em geral, não foram encontrados efeitos significativos nas proficiências de português e matemática. Também foram observados efeitos heterogêneos por nível de proficiência e nível de experiência dos diretores. Em função desses resultados, pode-se inferir que as práticas de gestão escolar, introduzidas pelo PDE-Escola, não causaram melhoria nos resultados escolares dos discentes. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14643 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.