Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Ricardo Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T20:04:27Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T20:04:27Z | - |
dc.date.issued | 1989-12 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Ricardo Pereira. Implicações da política de ressarcimento de fretes dos combustíveis na atividade agrícola. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 2, p. 113-142, jul./dez. 1989. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14792 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14792 | - |
dc.description.abstract | O artigo analisa a influência da política energética na agricultura. Inicialmente, discute o motivo do ressarcimento do transporte de combustíveis das regiões produtoras para as consumidoras, em vigor desde 1969, e calcula o valor do reembolso em 1988, estimado em US$ 1,120 bilhões. Em seguida, utilizando a Teoria da Localização, identifica a região Centro-Oeste e seus produtores de soja e milho como os mais beneficiados, permitindo-lhes expandir suas áreas de cultivo a distâncias cada vez maiores dos centros consumidores. Também demonstra que os ressarcimentos dificultam a organização do mercado de lenha para fins energéticos e desestimulam a produção de álcool carburante em regiões sem tradição nessa agroindústria. Conclui-se que o Brasil deve cessar o ressarcimento de fretes para evitar o desestímulo à produção de álcool e o consumo excessivo de óleo diesel. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Implicações da política de ressarcimento de fretes dos combustíveis na atividade agrícola | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 113-142. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Agricultura::Produção Vegetal::Culturas::Culturas Energéticas | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Frete::Frete | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Indústria::Energia::Energia. Fontes de Energia. Combustíveis::Combustíveis | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política energética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ressarcimento de fretes | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14749 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 2, jul./dez.1989. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Agricultura, Pecuária e Pesca | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
Appears in Collections: | Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n2_Artigo6_implicacao_da_politica_de_ressarcimento.pdf | 933.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.