Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Ricardo Pereira-
dc.date.accessioned2024-09-17T20:04:27Z-
dc.date.available2024-09-17T20:04:27Z-
dc.date.issued1989-12-
dc.identifier.citationSOARES, Ricardo Pereira. Implicações da política de ressarcimento de fretes dos combustíveis na atividade agrícola. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 2, p. 113-142, jul./dez. 1989. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14792pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14792-
dc.description.abstractO artigo analisa a influência da política energética na agricultura. Inicialmente, discute o motivo do ressarcimento do transporte de combustíveis das regiões produtoras para as consumidoras, em vigor desde 1969, e calcula o valor do reembolso em 1988, estimado em US$ 1,120 bilhões. Em seguida, utilizando a Teoria da Localização, identifica a região Centro-Oeste e seus produtores de soja e milho como os mais beneficiados, permitindo-lhes expandir suas áreas de cultivo a distâncias cada vez maiores dos centros consumidores. Também demonstra que os ressarcimentos dificultam a organização do mercado de lenha para fins energéticos e desestimulam a produção de álcool carburante em regiões sem tradição nessa agroindústria. Conclui-se que o Brasil deve cessar o ressarcimento de fretes para evitar o desestímulo à produção de álcool e o consumo excessivo de óleo diesel.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleImplicações da política de ressarcimento de fretes dos combustíveis na atividade agrícolapt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 113-142.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Produção Vegetal::Culturas::Culturas Energéticaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Frete::Fretept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Energia::Energia. Fontes de Energia. Combustíveis::Combustíveispt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolítica energéticapt_BR
dc.subject.keywordAgriculturapt_BR
dc.subject.keywordRessarcimento de fretespt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14749pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 2, jul./dez.1989.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n2_Artigo6_implicacao_da_politica_de_ressarcimento.pdf933.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.