Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1501
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Osorio, Rafael Guerreiro | - |
dc.contributor.author | Soares, Sergei Suarez Dillon | - |
dc.contributor.author | Souza, Pedro Herculano Guimarães Ferreira de | - |
dc.contributor.other | Mesquita, Ana Cleusa (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Santos, Claudio Hamilton dos (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Castro, Jorge Abrahão de (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Medeiros, Marcelo (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Soares, Fábio Veras (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Paiva, Luis Henrique (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-07-24T17:06:23Z | - |
dc.date.available | 2013-07-24T17:06:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1501 | - |
dc.description.abstract | Neste texto, analisamos questões relativas à medida, ao monitoramento e ao custo da erradicação da pobreza extrema. Argumentamos que, para fins de erradicação da pobreza extrema, a renda monetária é a única variável aceitável e que uma linha de pobreza político-administrativa é a melhor opção. Para fins de cálculo, usamos uma linha de R$ 67,00. Esta linha de pobreza extrema deve ser ajustada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-alimentos) e a pesquisa para julgar o progresso da estratégia deve ser a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, a ser iniciada em 2011.Finalmente, existem limitações ao uso da renda: as famílias respondem sua renda de modo estratégico, estas mesmas rendas são medidas com erro e as dos mais pobres são sujeitas a grande volatilidade. Dadas estas limitações, o único modo de erradicar a pobreza extrema é conceder um benefício próximo da própria linha de pobreza extrema. Argumentamos a favor de uma estratégia incremental, cujo custo não deve ultrapassar 0,5% do produto interno bruto (PIB) para uma linha de R$ 67,00. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Erradicar a pobreza extrema: um objetivo ao alcance do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1619: Erradicar a pobreza extrema: um objetivo ao alcance do Brasil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 58 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pobreza extrema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programas sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Bolsa Família (PBF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Erradicação da pobreza | pt_BR |
ipea.description.objective | Discutir questões operacionais envolvidas nessa possível expansão do Programa Bolsa Família e apresentar propostas substantivas para sua execução, partindo da estrutura que já existe e funciona bem e levando em consideração as restrições orçamentárias. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1619 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | In this text we address measurement, monitoring and cost issues relating to the eradication of extreme poverty in Brazil. We argue that, for the purpose of ending extreme poverty, income poverty is the relevant concept, and that an administrative extreme poverty line, decided upon politically, is the best criterion. For computational purposes, we use a R$ 67 extreme poverty line.The extreme poverty line should be updated using food inflation (INPC-alimentos) and progress should be assessed using the upcoming quarterly continuous household survey. We finally argue that families report incomes strategically, that even if correctly reported, all incomes are measured with error, and that those of poor people are also highly volatile. Given these limitations, the only way to ensure the end of extreme poverty is to give to extremely poor families a benefit close to the poverty line itself. We finally propose an incremental strategy that will cost less that 0,5% of GDP, using a R$ 67 line. | pt_BR |
ipea.researchfields | Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Sociedade. Participação Social. Controle Social | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Livros Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_1619.pdf | 638.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.