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Title: O Impacto de infra-estrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de ensino fundamental: 1998 a 2005
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1338: O Impacto de infra-estrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de ensino fundamental: 1998 a 2005
The Impact of school infrastructure in the rate of age-grade of Brazilian primary schools: 1998-2005
Authors: Soares, Sergei Suarez Dillon
Sátyro, Natália
Abstract: O efeito dos insumos escolares sobre o desempenho educacional tem sido freqüentemente estudado na literatura, mas não há consenso sobre seu impacto. Este trabalho apresenta resultados que apontam para a existência de um impacto significativo desses insumos, nas escolas brasileiras de ensino fundamental, sobre a taxa de distorção idade-série escolar entre 1998 e 2005. A análise empírica é feita através de mais de um método de estimação, mas os principais resultados advêm do modelo de regressão linear para dados de painel com efeito fixo das escolas. O estudo se baseia em dados do Censo Escolar de 1998 a 2005 sobre uma coorte de 132.603 escolas, e, para os municípios, utilizaram-se dados do Censo Demográfico de 2000. O principal resultado é que os insumos escolares têm importância, sim, no desempenho educacional, principalmente no caso de escolas com maior precariedade das condições infra-estruturais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
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